AMHostbr

AMinfo Informática - Soluções em informática

Manutenção de computadores, micros computadores - Assistência técnica

Desenvolvimento de sistemas - hardware

Sábado,
18 de novembro de 2017.

 

Selo Abraweb

Valid XHTML 1.1

Valid CSS!

Hardware - Artigos e dicas parte 2.Hardware - Artigos e dicas sobre hardware

      powered by FreeFind

Artigos e dicas de Informática Aprenda como manter seu computador com o melhor desempenho.

Índice de artigos

Proteção contra sobrecarga e descargas elétricas

Sem dúvida a maior causa de queima de componentes (e até mesmo incêndios) em computadores e aparelhos eletrônicos é a sobrecarga de tensão, que podem vir de duas principais formas:

Sobregarga na rede elétrica: É a variação de tensão na rede, onde os picos podem ultrapassar o máximo e o mínimo recomendado para o seu equipamento.

Isso pode não queimar imediatamente seu equipamento, mas certamente reduz, e muito, a sua vida útil.

Raios e descargas nas redes de telefone: São descargas causadas por relâmpagos na rede. Seu equipamento pode ser atingido mesmo sem estar sendo utilizado. Isso mesmo. A descarga chega pelos cabos da rede de telefonia e podem queimar (geralmente o fax-modem) do seu computador só pelo fato de estar conectado.

Recomendações: É muito importante o uso de um estabilizador ou no-break de boa qualidade (não é recomendado o uso dos dois simultâneamente), ao menos para os componentes mais importantes do seu equipamento como gabinete e monitor. Ele faz com que a voltagem seja mantida dentro de uma faixa segura para o equipamento. Alguns contam ainda com filtros para linha telefônica que ajudam a proteger contra descargas na rede.

Também recomenda-se desconectar o cabo do fax-modem quando não estiver em uso.

E, o mais importante, usar corretamente o pino terra das tomadas. Aquele pino redondo que a maioria dos equipamentos de informática possuem na tomada (leia mais no próximo artigo).

Proteção de equipamento - Aterramento.

Embora ainda não seja muito comum no Brasil, o uso de aterramento é certamente indispensável para qualquer equipamento eletrônico com destaque especial aos computadores, pois além de proteger contra descargas elétricas, ele também descarrega a eletricidade estática gerada pelo movimento contínuo das partes móveis como HD's e unidades ópticas (CD-Roms) aumentando em, no mínimo, 50% sua vida útil de acordo com pesquisas internacionais.

O 'terra' deve das tomadas dever ser conectado a uma barra de aterramento junto ao relógio de luz e distribuído pelas tomadas da casa e jamai deve ser confundido com o 'neutro', que se usado indevidamente pode causar a duplicação da voltagem no caso de queima de um fusível.

Veja abaixo o modelo atual de tomada (esquerda) com pino terra e o novo padrão (direita), que deverá ser adotado até 2009.

tomada com pino terraNovo modelo de tomada com pino terra

Se você ainda não tem em sua casa os novos padrões de tomadas instaladas, pode fazer a instalação ao menos em locais que costuma ligar aparelhos eletrônicos. Um bom eletricista pode fazer a instalação por um preço relativamente baixo se considerar o benefício.

Sistemas de Feeds RSS

Agora você pode ficar por dentro de todas as novidades e artigos publicados em nosso site através do seu navegador ou leitor de Feeds RSS.

O sistema RSS (Really Simple Syndication) é um sistemas que envia as atualizações, novidades e novos recursos de um site de forma simples e sem inconvenientes como emails indesejados. Você recebe um discreto aviso quando tem novidade, mas só os lê quando desejar. Leia mais...

Você pode assinar nosso RSS clicando no ícone indicador no seu navegador ou acessando a página diretamente: www.aminfobr.com/feed.xml ou ver todas as notícias.

Os ícones apresentados nos navegadores são:

feeds RSS

Problemas com lojas virtuais?

Se você costuma comprar em lojas virtuais e não tem certeza de sua confiabilidade, agora tem um novo site de referência.

O site Problemas com Lojas Virtuais disponibiliza informação, direitos do consumidor e um fórum aberto onde você pode ver opniões de usuários e ainda postar sua opnião sobre lojas virtuais.

O siste ainda disponibiliza um fórum aberto onde você pode consultar e ainda postar sua opnião sobre lojas virtuais.

Um canal aberto para reclamações, referências e muita informação. Participe.

Problemas com lojas virtuaisFórum Lojas Virtuais

 

Gostaria de ter seu artigo publicado aqui? Envie-nos para análise.